Linguagem verbal, não-verbal e mista








Exercícios de linguagem verbal, não-verbal e mista

Elaboração: Thiago Lopes Furtado

1. Com base nos estudos acerca da linguagem, responda ao conceito dos termos abaixo:
a) linguagem;
b) linguagem verbal;
c) linguagem não-verbal.

2. Classifique os exemplos abaixo em linguagem verbal, linguagem não-verbal ou linguagem mista de acordo com os seus estudos e, se necessário, acrescente uma justificativa que confira aos exemplos a linguagem determinada. 
a) Semáforo
b) Cédula de 50 reais
c) Gibi (uso geral)
d) Carta
e) Outdoor
f) Símbolo de "sanitário masculino"
g) Bloco com anotações escritas
h) Cardápio
i) Gestos
j) Cartões usados no futebol

3. Cite 5 exemplos de linguagem verbal e 5 de linguagem não-verbal que não estejam inclusos nas atividades anteriores.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE EXTRA

4. Diferencie, em conceitos, as linguagens conotativa e denotativa, dando dois exemplos para cada tipo de linguagem.

5. Classifique os exemplos de linguagens abaixo em: linguagem verbal (LV) ou linguagem não-verbal (LNV).

(   ) Mimica
(   ) Placa de trânsito "PARE"
(   ) Semáforo
(   ) Pichação em grafite
(   ) "Socorro!"
(   ) Desenhos
(   ) Apito (ação) de um policial
(   ) "Preciso de sua ligação para confirmar a sua presença, Cláudia!"
(   ) Placa de proibição ao fumo
(   ) Símbolo indicativo de silêncio (psiu)
(   ) Bilhete de felicitações
(   ) Calendário
(   ) Emoticon/emoji (símbolos de expressão e representação)

5. Com base no cotidiano brasileiro e no aprendizado do conceito das linguagens existentes na língua portuguesa, é correto afirmar que as placas de trânsito adotam, em geral:

(   ) linguagem verbal
(   ) linguagem não-verbal 
(   ) linguagem-mista
(   ) nenhuma das alternativas

6. Desenvolva um parágrafo sob temática social, utilizando as linguagens conotativa, denotativa, verbal, não-verbal e mista. Deverão ser inclusas, no parágrafo, as palavras: inclusão, social, bullying*, vida, jovens, escola, família, violência e mudança.


*bullying: termo em inglês que significa o ato de "intimidação"

Comentários

Postar um comentário