• Dinâmica de reflexão de significados e conceitos

     Criação/Autor: Thiago Lopes Furtado/Mundo dos Exercícios
     Dificuldade: fácil | ••••••••• (1/10)
     Tempo necessário: de 30 a 60 minutos, que pode variar de acordo com o número total de alunos, e talvez, pelas inclusões de métodos, de atividades na(s) aula(s).

     Objetivos:

    ♦ Proporcionar aos educandos um momento de reflexão, de trabalho de espiritualidade, de opiniões, de socializações, entre outros;

     Áreas trabalhadas:

    ♦ Intelectualidade;
    ♦ Espiritualidade;
    ♦ Socialização.

     Propostas resumidas: 

    ♦ Reflexão pessoal, familiar e social;
    ♦ Oportunidade de um momento de significados, principalmente de entendimento dos educandos com o apoio e a reflexão no meio familiar.

    Materiais:

    ♦ 2 folhas A4 (sulfite);
    ♦ 1 tesoura;
    ♦ 1 caneta esferográfica (podendo ser caneta colorida);
    ♦ 1 sacola plástica (ou algum recipiente não transparente, que possua uma entrada).

    Etapas:

    ♦ Dobre as duas folhas sulfites várias vezes, até que obtenha-se pedaços menores. Após isso abra-as e recorte-as, seguindo as marcas deixadas pelas dobras, de forma a obter folhas de semelhança nos tamanhos, apenas por questão de organização.
    ♦ Sem nenhuma dificuldade, com a caneta esferográfica ou a de sua preferência, escreva em cada folha pequena uma palavra que venha dar ao educando a oportunidade real de refletir, só, juntamente com a família e com os amigos, socializando. Como exemplos, temos: amor, carinho, respeito, bênção, coragem, fé, família, paz, alegria, oração, felicidade, amizade, Deus, entre outros;
    ♦ Reúna a turma, preferencialmente em um círculo, e entregue a cada participante uma palavra, onde ele terá que, com suas palavras, explanar o significado da mesma.

    ◘ Sugestão:

    ♦ Elabore avaliações de cada participante da dinâmica, apontando o crescimento espiritual; a progressão pessoal, bem como a social; a socialização de ideias, pensamentos, conceitos; e os resultados obtidos com a prática da dinâmica. Se preferir, busque apresentar o documento avaliativo aos pais e/ou responsáveis, de modo que a escola e os responsáveis dos educandos estejam sempre conectadas.


    Mundo dos Exercícios - www.mundodosexercicios.blogspot.com.br


  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    Mundo dos Exercícios/Thiago Lopes Furtado. Tecnologia do Blogger.