Exame teórico para monitores escoteiros

1. Conceitue, em linhas gerais, os termos dispostos abaixo:
a. sistema de patrulhas;
b. grupo de amigos;
c. liderança;
d. monitoria;
e. submonitoria.

2. Dentro de sua análise crítica, uma patrulha tem necessidade de ser liderada por um monitor e/ou um submonitor? Justifique sua resposta.

3. Como funciona o sistema de patrulhas no escotismo, especificamente no ramo escoteiro? Siga os princípios e moldes de Baden Powell.

4. Qual a função, importância, privilégios e compromisso assume um líder em um ato de posse de poder? Justifique brevemente o compromisso assumido com atenção às expectativas dos demais integrantes do grupo.

5. Quais as formas possíveis para eleição e reeleição de monitores e/ou submonitores?

6. Quais palavras você considera interessantes para inspiração e motivação no quesito "ser um bom monitor"? Cite, no mínimo, 20 qualidades que possem ser atribuídas ao bom exercício da função premencionada, destacando as que podem ter mais intensidade e influência dentro da patrulha quanto à relação entre líderes e liderados.

7. Quanto ao Espírito de Patrulha, responda:
a. quais os requisitos e fundamentos do Espírito de Patrulha?
b. o Espírito de Patrulha é um molde já premoldado ou construído com o tempo pelos membros da equipe?
c. quais as formas possíveis de fortalecer o Espírito de Patrulha?

8. Baden Powell tem sido um grande autor de frases escoteiras que até atualmente servem de fundo para muitas atividades e para inspiração para integrantes de todo o movimento. Cite algumas delas que estão estreitamente ligadas à função de liderança dentro do movimento.

10. Relate, em linhas gerais, um acontecimento durante sua gestão que teve resultado negativo, e aponte possíveis e estratégicas formas de solucioná-lo se estivesse acontecendo nesse instante.

11. Quais as tradições de patrulhas que sua equipe possui?

12. Comente, resumidamente, os conceitos:
a. nome de patrulha;
b. distintivo de patrulha;
c. bandeirola e bastão de patrulha;
d. grito de patrulha;
e. canto da patrulha;
f. equipamentos de patrulha;
g. livro de patrulha.

13. Quais as aptidões e competências devem ser postas como base para a liderança das patrulhas?

14. Quais os maiores desafios colocados à frente dos monitores e dos submonitores?

15. É possível ter uma liderança eficiente apenas com um resultado produtivo e integral do monitor, desconsiderando as fontes improdutivas do submonitor? Justifique sua resposta com argumentos conclusivos e críticos.

16. Redija sua experiência no exercício de seu encargo como monitor e/ou submonitor de patrulha, abordando planos realizados, êxitos interessantes, projetos coletivos, ideais conquistados, vivências ativas, pontos francos e soluções para resultados sem êxito durante sua gestão.

Comentários